Sociedade

Loja Social apoiou cerca de 400 famílias

18 set 2022 10:53

Mais recentemente são os cidadãos estrangeiros quem mais tem recorrido a esta resposta social da Junta de Freguesia de Nazaré

loja-social-apoiou-cerca-de-400-familias

Desde que abriu portas em 2014, a Loja Social da Nazaré já apoiou cerca de 400 famílias carenciadas. E se durante a pandemia se verificava grande solicitação de ajuda por parte de portugueses, mais recentemente são os cidadãos estrangeiros quem mais tem recorrido a esta resposta social da Junta de Freguesia de Nazaré, explica Rebeca Figueiredo, técnica superior de Educação Social.

Nas instalações de uma antiga escola, na Rua Josué, são analisados os pedidos de apoio, caso a caso, de forma a poderem ser colmatadas as necessidades dos agregados, num trabalho que resulta do cruzamento de dados obtidos junto das diferentes entidades, explica a responsável técnica.

Em função das carências e dos rendimentos, são doados desde cabazes alimentares, passando por vestuário, mobiliário ou até electrodomésticos, especifica Rebeca Figueiredo.

De acordo com a técnica, é crescente o número de pedidos de auxílio por parte de cidadãos estrangeiros, nomeadamente de brasileiros, são-tomenses, cabo-verdianos e ucranianos.