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 Lojas online tiveram boom em 2020 e a tendência é para continuar

12 ago 2021 11:31

Investimento online não deve ser considerado acessório

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Graças ao avanço da tecnologia muitas empresas expandiram o seu negócio para o mercado digital. No entanto, foram os acontecimentos que marcaram o ano de 2020 que Portugal se voltou definitivamente para o online.

As notícias mais recentes mostram que as lojas online em Portugal aumentaram as suas vendas em cerca de 90%, provando como é importante a presença online através de lojas e na divulgação dos seus produtos e serviços.

Investimento online não deve ser considerado acessório

Durante muito tempo (demasiado até) os comerciantes portugueses consideraram o investimento no comércio online como algo secundário, investindo na maioria das vezes em exclusivo na oferta física.

As razões são diversas, imprevisibilidade dos tempos de entrega, possíveis ruturas de stock, custos de envio, ou até falta de visibilidade online pela falta de promoção do negócio através das redes sociais, ou blogs.

No ano de 2020 os portugueses passaram a fazer, em média, 20 compras online anuais traduzindo-se num aumento significativo de 25% face aos anos anteriores. Razão mais que suficiente para diversos nichos de mercado entenderem que a presença online é fundamental para o seu sucesso.

Casos de sucesso

Felizmente existem cada vez mais exemplos de casos de sucesso dos mais diversos nichos de mercado que entenderam a necessidade de criar presença online e podem, inclusive servir de exemplo para quem tem um negócio, mas não sabe por onde começar.

O Dott, primeiro Marketplace online 100% português é um bom exemplo de como o mercado online é fundamental nos dias de hoje.

São 17 categorias, com mais de 1500 pontos de recolha a funcionar como um centro comercial online desenvolvido em parceria com a Sonae e os CTT.

O Dott é exclusivo online, provando exatamente a necessidade deste tipo de oferta no panorama nacional.

Também no setor dos suplementos alimentares, ao contrário do que à primeira vista se poderia pensar, as lojas exclusivas online como a Prozis são bastante procuradas e conseguiram crescer o seu negócio em plataformas online de saúde e bem-estar com ofertas que vão muito além dos suplementos, incluindo, acessórios, vestuário e muitas outras coisas.

A presença online é transversal em todos os setores de negócio

À primeira vista pode parecer que apenas negócios dedicados à venda de produtos e serviços deverão marcar presença online, mas se analisarmos atentamente o comportamento dos consumidores atuais, facilmente percebemos que hoje em dia tudo o que fazemos e consumimos está de certa forma ligada à internet e às redes sociais.

Segundo o relatório digital 2021 os portugueses passam em média 7h20 minutos por dia na internet.

Isto mostra claramente a importância das marcas estarem online para conseguirem chegar aos seus consumidores.

A pensar nisto, são cada vez mais os setores de negócio que passaram a atuar praticamente em exclusivo online.

Como os clubes de vídeo que praticamente deixaram de existir e passaram a funcionar em formato streaming, onde gigantes como a Netflix ou a Amazon Prime competem inclusive com as cadeias de televisão e apostam inclusive em produções próprias.

O mercado dos jornais e revistas, com a aposta crescente em plataformas de comunicação exclusivas em formato digital como a NIT ou a MAGG, ou até a criação de plataformas online de publicações que continuam a existir em papel, como o jornal Expresso, mas que entenderam que para chegar a mais pessoas tinham obrigatoriamente de estar também online.

Também o mercado dos jogos e entretenimento, como os casinos, passaram a oferecer os seus jogos como máquinas de slot e outros em plataformas online dedicadas exclusivamente a estes serviços oferecendo possibilidades de divertimento online que antes eram exclusivas dos espaços físicos.

Existem outros exemplos e a tendência é que existam muitos mais num futuro próximo.

Se tem ou pensa ter um negócio, seja qual for o nicho de mercado, é fundamental garantir a sua presença online, pois é lá que se encontram os seus potenciais clientes.

Artigo escrito segundo o Acordo Ortográfico de 1990