Conteúdo Comercial
Lotarias tradicionais desaceleram com pandemia
Pandemia alterou significativamente os hábitos de jogo a nível mundial.
O fecho de casinos físicos e as várias restrições provocadas pela pandemia, nomeadamente o confinamento do país, acabou por acelerar a digitalização do jogo, levando mais pessoas a procurarem as plataformas de jogo online de forma a continuarem a desfrutar do shot de emoção que o jogo lhes proporciona.
Com o aumento do volume das apostas online em Portugal, várias empresas de elevada notoriedade internacional investem no nosso país. O Odds Scanner, por exemplo, é portal de odds que teve seus acessos dobrados devido a esta mudança de hábito.
As lotarias instantâneas, que são dos jogos mais apreciados pela maioria dos portugueses, foram os que mais se ressentiram com o confinamento em 2020 já que apostas se tornaram quase que exclusivamente online.
Portugal é o país Europeu com maior tradição neste tipo de jogos, mais de 4 milhões de euros todos os dias, o que corresponde a um gasto médio por pessoa de 160 euros por ano.
A simplicidade e a instantaneidade dos prémios explicam porque tem sido um dos jogos mais populares entre os portugueses.
No entanto, os números das lotarias instantâneas desceram significativamente pela primeira vez desde 1995, quando apareceu pela primeira vez este conceito no nosso país.
Durante a pandemia, as apostas desportivas e o jogo online conquistaram em Portugal um crescimento ímpar, e as previsões é que os números continuem a subir. Após a reabertura dos campeonatos de futebol, o mercado das apostas desportivas não só recuperou mas ainda cresceu, pois com os estádios fechados era a única forma de se vibrar com os jogos. Com o confinamento as pessoas procuraram novas formas de entretenimento, e novos hábitos foram criados, como as apostas em desportos.
Atualmente por dia os portugueses jogam mais de 22 milhões de euros, o que dá quase 1 milhão de euros por hora.
O futebol continua a ser o desporto preferido dos apostadores, e com o aumento das apostas no futebol, os sites de apostas em Portugal fizeram investimentos altos em patrocínios. Os patrocínios são vantajosos para ambas as partes, dão visibilidade às casas de apostas e dão competitividade aos clubes. As casas de apostas patrocinam não apenas os clubes, mas também as competições nacionais e atletas.
Os patrocínios das Casas de Apostas online às mais diversas competições e equipas desportivas são algo que vem ganhando relevância e importância no mundo desportivo.
Os patrocínios dão oportunidades para as marcas se diferenciarem e transmitirem mensagens de branding e as Casas de Apostas não são excepção. As casas de apostas patrocinarem clubes de futebol é uma tendência que deverá manter-se nos próximos anos, ainda assim Portugal apresenta ainda um valor baixo de patrocínios quando comparado com os outros países da Europa.
O uso dos patrocínios a clubes de renome internacional, de forma a obterem exclusivos com as estrelas desses mesmos clubes como é o caso de Lionel Messi e Wayne Rooney, que são bons exemplos.
Há quem considere pouco ético, no entanto os patrocínios, sobretudo no caso de pequenos clubes são a sua “tábua de salvação”.