Sociedade

Louriçal cria parques urbanos e novos percursos pedestres

31 ago 2022 15:53

Para dar mais espaços de lazer à população e para promoção turística

lourical-cria-parques-urbanos-e-novos-percursos-pedestres
Novo percurso pedestre ligará clarissas do Louriçal a Mosteiro de Seiça
Jacinto Silva Duro
Jacinto Silva Duro

Situado no coração de uma região marcada pelo verde da floresta e pela mesma tonalidade de arrozais, que, nesta época, mudam de cor e ganham tons dourados, o Louriçal quer oferecer mais espaços de lazer aos habitantes e promover-se turisticamente.

No centro da vila, serão criadas duas zonas verdes que, no futuro, estarão interligadas.

A primeira a avançar, no final do ano, será o Parque Verde, que utiliza o centenário e restaurado “aqueduto setecentista”, ainda em funcionamento, como “espinha dorsal”.

Arborizado com sobreiros e pinheiros mansos, alguns plantados pelos alunos das escolas, e receberá mais árvores no Outono, no decorrer de nova acção de plantação. “É um parque natural que será feito com o contributo da população”, revela o presidente da Junta, José Manuel Marques.

A segunda zona, com 22 mil metros quadrados, será o Parque Natural Rico Sofia, que se estende entre o centro cultural e o centro escolar local.

Baptizado com o nome da família que alienou o terreno a preço simbólico, ligar-se-á uma área de 40 mil metros, que será “um pulmão no coração da vila”, como afirma José Manuel Marques. Neste grande espaço, há o plano de criar um parque infantil, outro de merendas e ainda um parque radical.

No futuro, o autarca espera abrir uma piscina de Verão. Está prevista ainda a criação de estacionamento de apoio ao Centro Escolar.

A acção de valorização do centro da vila insere-se numa acção mais abrangente de promoção local e turística, que será enriquecida com o alargamento para 25 quilómetros da rede de percursos pedestres.

Assim, a juntar à redefinição da Rota dos Dois Temperos e da Rota dos Arrozais, a autarquia está envolvida na criação de um novo percurso que ligará o Convento do Santíssimo Sacramento, das Irmãs Clarissas do Desagravo, no Louriçal, ao Mosteiro de Seiça, já no concelho da Figueira da Foz, que está a ser alvo de uma requalificação, que o salvará da ruína completa.

Investimento de 51 mil euros
Turismo religioso

A criação de novos percursos pedestres acontece ao abrigo de uma candidatura de financiamento do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 – Renovação de Aldeias, no valor de 51 mil euros.

O executivo da Junta pretende, igualmente, a valorização do Louriçal, no âmbito do turismo religioso, promovendo o património, a gastronomia e a doçaria conventual.