Viver

Lusíadas? “Com muito humor”, o TAP anda há sete anos a celebrar Camões

10 jun 2024 14:10

Próximas datas: Associação Recreativa e Musical 4 de Abril de Carvalhal de Azóia (16 de Junho) e Associação Desportiva e Cultural dos Redondos e Carregueiro (29 de Junho)

lusiadas-com-muito-humor-o-tap-anda-ha-sete-anos-a-celebrar-camoes
Desde 2017, mais de 60 apresentações
Filipe Henriques

Na estreia do espectáculo, em 2017, não se vislumbrava no horizonte do Teatro Amador de Pombal (TAP) a festa do quinto centenário do nascimento de Luís de Camões, que agora se comemora, a nível nacional. “Nunca pensámos que ia estar em cena em 2024”, diz Humberto Pinto ao JORNAL DE LEIRIA. A verdade é que está e continua a ser “muito solicitado”. A adaptação livre e bem disposta que leva a palco excertos do poema épico ensinado a várias gerações de portugueses soma mais de 60 apresentações, tanto em sala como ao ar livre ou em escolas e lares de idosos. “E temos andado bastante este ano”, reforça o actor e presidente da direcção. Desde Janeiro, Lusíadas? passou por Pombal, Pousadas Vedras, Alvaiázere, Vale de Cambra, Louriçal, Soure e Castanheira de Pera. Entretanto, há novas paragens já anunciadas: Associação Recreativa e Musical 4 de Abril de Carvalhal de Azóia (16 de Junho) e Associação Desportiva e Cultural dos Redondos e Carregueiro (29 de Junho).

Com encenação de Luís Catarro, assistência de Joana Ferreira e interpretações de Carla Ribeiro, Daniela Gaspar, Gabriel Bonifácio, Humberto Pinto, Joana Mendes, Patrícia Rolo, Patrícia Valente e Paulo Rodrigues, Lusíadas? voltou à estrada no último sábado, dois dias antes do feriado que Portugal dedica a Luís de Camões e às comunidades portuguesas. Desta vez, a data de 10 de Junho marca o arranque das celebrações dos 500 anos do nascimento do poeta que é considerado uma das maiores referências da literatura lusófona, com um programa que, segundo o jornal Público, o Governo acaba de estender de um para dois anos.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ