Economia
Madeira do Pinhal de Leiria foi a mais disputada no leilão de Viseu
Dos 15 lotes de madeira da Mata Nacional de Leiria foram vendidos seis
Dos 114 lotes de madeira ardida proveniente de matas nacionais e perímetros florestais geridos pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) foram hoje vendidos 52, por 2,85 milhões de euros, numa hasta pública realizada em Viseu.
Aquele montante representa 65% do valor base do total dos lotes levados a leilão, que era de 4,4 milhões de euros, segundo a Lusa.
Os valores mais elevados foram conseguidos com a madeira da Mata Nacional de Leiria, sendo que, de 15 lotes a leilão, foram vendidos seis. O Estado esperava conseguir 2,2 milhões de euros, mas realizou 1,5 milhões, tendo sido vendidos os lotes com madeira de melhor qualidade.
Três lotes da Mata Nacional de Leiria foram dos mais disputados, adianta a Lusa. O lote que atingiu o valor mais alto - 450 mil euros - tinha 9.692 pinheiros (11.039 metros cúbicos de volume) e um preço base de licitação de 295 mil euros. Um outro lote da Mata de Leiria, com 7.715 pinheiros (9.177 metros cúbicos de volume), com preço base de licitação de 245 mil euros, acabou por ser vendido por 256 mil.
Leia mais na edição impressa, na próxima quinta-feira