Sociedade

Mais de 100 bombeiros combatem incêndio em Pombal (ACTUALIZADO)

18 jul 2024 16:49

Três meios aéreos foram chamados a ajudar a debelar o fogo

mais-de-100-bombeiros-combatem-incendio-em-pombal
Alerta para o incêndio foi dado pelas 16:01 horas
Ricardo Graça/Arquivo

Mais de 180 bombeiros estão a combater um incêndio em povoamento florestal, que deflagrou pelas 16:34 horas, em Enguins, União de Freguesias de Santiago, São Simão de Litém e Albergaria dos Doze, no concelho de Pombal.

Carlos Guerra, comandante sub-regional de Emergência e Protecção Civil, explicou que o incêndio começou com três focos de incêndio distintos, o que obrigou a dispersar os meios.

Os operacionais conseguiram controlar dois dos focos, mas outro, que se encontra em zona de difícil acesso, intensificou-se e impediu o controlo dos bombeiros. "Esse encontra-se num vale encaixado, que já abrange o distrito de Santarém, na zona de Espite [Ourém] e está a preocupar-nos", assumiu Carlos Guerra.

O fogo está a desenrolar-se em zona florestal, não existindo habitações em risco.

Às 18:15, estavam no terreno 185 operacionais, apoiados por 53 veículos e seis meios aéreos, dois dos quais pesados, referiu Carlos Guerra.

Inicialmente, a página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil indicava que o incêndio tinha deflagrado pelas 16:01 horas em Fonte da Mata. No entanto, a informação foi posteriormente alterada, estando agora referido que o alerta foi dado pelas 16:34 horas, em Enguins.