Sociedade
Mais de 600 lugares de estacionamento vão ser criados nas Olhalvas, em Leiria
Parque será “temporário” e irá garantir oferta de estacionamento durante as obras de construção de silo automóvel no hospital.
O Município de Leiria irá avançar com a criação de 625 lugares de estacionamento na zona das Olhalvas. O parque será “temporário” e irá garantir a existência de oferta durante as obras de ampliação do maior parque do Hospital de Santo André.
Segundo explicou o vereador Carlos Palheira durante a reunião de câmara realizada esta tarde, o parque será em brita, mas estará vedado e iluminado, assegurando condições de “conforto e segurança”.
“Servirá bolsa de estacionamento de apoio ao hospital, cujo parque vai entrar em obras”, acrescentou o autarca.
Para permitir a criação desta zona de aparcamento, a câmara acordou com o proprietário de três parcelas de terreno, localizados em frente ao Intermaché, a constituição onerosa do direito de superfície, mediante o pagamento de dois mil euros mensais pelo período de dois anos.
Em causa está a utilização de cerca de 15 mil metros quadrados para 625 lugares, de forma a responder ao “aumento significativo na procura de estacionamento” na área envolvente ao hospital.
“Pretende-se ainda eliminar as situações de eventual abuso e minimizar o impacto da dificuldade de estacionamento de longa duração no comércio e serviços locais”, refere uma nota de imprensa da câmara.
O comunicado esclarece ainda que o projecto de execução da empreitada, que irá determinar o número de lugares a criar e a estimativa de orçamento, "encontra-se em curso”.
O silo automóvel a construir no parque poente do hospital de Leiria (parque número 3 que confronta com a rua Paulo VI) vai criar mais 216 lugares. Fonte do Centro Hospitalar de Leiria adianta que "no decorrer desta semana" a instituição irá "submeter o projecto para licenciamento da obra".