Sociedade
Mais de um milhão de euros para limpar margens dos rios Alcoa e Baça
Trabalhos da Câmara de Alcobaça encontram-se curso
Está a decorrer a empreitada de regularização, limpeza do leito e taludes, estabilização e reforço de taludes, e tratamento e recuperação de comportas e açudes dos Rios Alcoa e Baça, um investimento superior a 1 milhão de euros. Entretanto, foram já intervencionadas as margens paralelas à Rua Frei Fortunato, informa a Câmara Municipal de Alcobaça.
Segundo a autarquia, a empreitada abrange: Rio Alcoa (desde a nascente em Chiqueda até à Ponte D. Elias) e Rio Baça (desde a Rua da Fonte Nova até ao Bairro do Pena).
A intervenção tem como principais objectivos: limpeza das espécies infestantes e remoção de árvores partidas e doentes na margens e leito dos rios; renaturalização das margens do rio, com espécies características da mata ripícola; utilização de técnicas de engenharia natural para regularização e fixação das margens após a sua limpeza; realização de plantações com técnicas como a hidros sementeira e fixação das sementes com tela de coco.
Nas zonas mais problemáticas utilizar-se-á construção de muros em pedra natural de grandes e pequenas dimensões para correcção do curso do rio, informa ainda autarquia.
“Trata-se de uma obra essencial para garantir a estabilidade dos leitos e uma melhor gestão da vegetação que cresce nas margens ripícolas”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues.