Saúde
Margarida Castelão preside a associação de crianças transplantadas
Vereadora de Leiria lidera Hepaturix
Formada em Ciências Farmacêuticas e vereadora na Câmara de Leiria, Margarida Castelão, assumiu, no sábado, a presidência da Hepaturix - Associação Nacional das Crianças e Jovens Transplantados ou com Doenças Hepáticas, sediada em Coimbra.
A implementação do projectoMagia dos sonhos, com o intuito de cumprir um sonho a cada criança transplantada, é um dos objectivos da nova direcção da associação liderada por Margarida Castelão.
“As crianças e jovens sujeitos a transplante e os seus pais sofrem, durante anos, psíquica, física e economicamente.
A experiência mostra que a solidariedade é um factor de extrema importância para ajudar a minimizar os problemas causados pelo elevado número de intervenções cirúrgicas, diagnóstico e terapêutica, afirma Margarida Castelão, citada por um comunicado da associação.
A divulgação de informação sobre a doença hepática e o transplante, a manutenção do apoio social a crianças transplantadas e o alargamento dessa ajuda àquelas que têm doença crónica hepática e a cooperação com as instituições envolvidas na área da hepatologia e transplante pediátrico hepático são outras das prioridades do mandato de Margarida Castelão.
Co-fundadoda da Hepaturix, Margarida Castelão é autora do livro Maria e a Boneca Mimi, que aborda vivências das crianças com doença crónica hepática.