Desporto

Maria Albertina Relvas e João Jerónimo chamados ao Europeu de andebol em cadeira de rodas

16 nov 2025 09:00

A competição europeia terá lugar em Vilnius, Lituânia, de 26 a 30 de Novembro

João Jerónimo segura o título conquistado em 2022
João Jerónimo segura o título conquistado em 2022
Ricardo Graça
Maria Albertina Relvas
Maria Albertina Relvas
APD Leiria

Maria Albertina Relvas e João Jerónimo, naturais de Pombal e Leiria, respectivamente, foram chamados à selecção nacional, que marcará presença no próximo Campeonato Europeu de Andebol em Cadeira de Rodas, que terá lugar em Vilnius, Lituânia, de 26 a 30 de Novembro.

A Federação de Andebol de Portugal (FAP) refere que a selecção chega à competição “com alguma responsabilidade”, uma vez que conquistou a medalha de ouro em 2022, no Campeonato Mundial e Europeu de ACR6, em Leiria.

No ano passado, o conjunto luso esteve no Mundial de ACR4, onde venceram quatro dos seis jogos disputados e não foram além do 7.º lugar.

“Os eleitos para o Campeonato da Europa são aqueles que dão garantias da melhor condição possível para enfrentarmos esta competição na Lituânia. Estes atletas até agora têm estado focados e motivados, a trabalhar no limite para esta participação e, certamente irão dar continuidade a esse trabalho”, explicou Danilo Ferreira, citado pela FAP.

Portugal está integrado no Grupo A e o primeiro jogo está agendado para as 14:30 do dia 26, contra a Roménia. No dia seguinte, pela mesma hora, o adversário será Espanha, enquanto o último jogo da fase de grupos é contra França, a 28 de Novembro, pelas 16 horas.

Segundo a EHF (Federação Europeia de Andebol), o Europeu deste ano é disputado no formado de quatro jogadores por equipa, quando, até agora, as equipas eram formadas por seis elementos, aproximando-se da configuração já assumida pelo Campeonato Mundial.

O vencedor e segundo classificado neste Europeu garantem a presença automática no Campeonato do Mundo de 2026.