Sociedade

Marinha Grande começou hoje a implantar armadilhas para vespa asiática

15 fev 2022 14:52

Os 300 dispositivos serão colocados em locais onde antes foram reportados ninhos

marinha-grande-comecou-hoje-a-implantar-armadilhas-para-vespa-asiatica
Vespa velutina (Vespa velutina nigrithorax)
Gisa Ruiz@Pexels

O Serviço Municipal de Protecção Civil da Marinha Grande iniciou esta terça-feira, dia 15, a colocação de 300 armadilhas em todo o concelho, para capturar vespas asiáticas (Vespa velutina nigrithorax).

Os dispositivos serão colocados em maior número nos locais onde foram anteriormente detectados ninhos.

Em nota, a autarquia informa que o "objectivo da colocação das armadilhas consiste na captura das fêmeas fundadoras, antes da formação de novos ninhos, permitindo a redução de colónias e, consequentemente, evitar a reprodução e o aumento do número de insectos adultos.

Ainda segundo o mesmo documento, os cidadãos que identificarem um ninho de vespa asiática devem comunicar directamente com a Câmara Municipal da Marinha Grande, pelo número 244 57 33 00, ou com as Juntas de Freguesia. Podem também utilizar a plataforma electrónica SOS Vespa ou contactar a linha SOS Ambiente pelo número 808 200 520.

Caso se confirme tratar-se de um ninho de vespa velutina ou asiática, no prazo máximo de 24 horas, uma empresa especializada contratada pela Câmara Municipal efectuará uma intervenção no ninho, através de um método ecologicamente recomendável para a destruição dos ninhos.

Em 2021, foram intervencionados 188 ninhos de vespa asiática.