Desporto

Marinha Grande implementa Programa de Educação Olímpica para “formar melhores cidadãos”

5 abr 2023 15:53

Município é o primeiro do distrito a celebrar um protocolo com o Comité Olímpico de Portugal para a implementação do programa em todo o concelho. Na sessão foi ainda homenageado o marinhense Raimundo Santos, pelos 30 anos da sua participação nos Jogos Olímpicos

Município e Comité Olímpico querem levar o Programa de Educação Olímpica aos alunos de todos os níveis de ensino
Município e Comité Olímpico querem levar o Programa de Educação Olímpica aos alunos de todos os níveis de ensino
Inês Quintas
Protocolo foi celebrado esta manhã no Edifício da Resinagem
Protocolo foi celebrado esta manhã no Edifício da Resinagem
Polidesportivo de Casal de Malta foi inaugurado esta manhã
Polidesportivo de Casal de Malta foi inaugurado esta manhã
CMMG

O Município da Marinha Grande e o Comité Olímpico de Portugal (COP) celebraram esta manhã um protocolo de colaboração para a implementação do Programa de Educação Olímpica no concelho. O objectivo da autarquia, a primeira do distrito de Leiria a celebrar este protocolo, é “formar melhores cidadãos”.

“Pretendemos trabalhar em conjunto com o COP para promovermos o olimpismo, os Jogos Olímpicos, o gosto pela prática desportiva e os hábitos de vida saudáveis através dos valores olímpicos”, referiu o presidente do município.

Excelência, Amizade e Respeito são os valores do olimpismo que a autarquia pretende fazer chegar “aos alunos de todos os níveis de ensino, mediante uma abordagem motivadora para a transmissão de conhecimentos sobre o movimento olímpico”.

Na história da Marinha Grande, Raimundo Santos e Nuno Saraiva surgem como os únicos atletas a chegarem aos Jogos Olímpicos. Para o presidente do município, que enaltece este feito, apesar de ser “relevante” fomentar o aparecimento de olimpistas no concelho, “o mais importante é, em primeiro lugar, criar melhores cidadãos”.

“Se tivermos melhores cidadãos e conseguirmos proporcionar os valores do movimento olímpico, a probabilidade de termos mais olimpistas é maior. Esse é o nosso caminho.”

Além de promover os valores olímpicos junto dos mais novos, o Programa de Educação Olímpica visa ainda transmitir a emoção dos Jogos Olímpicos, através da abordagem a um conjunto de temas relacionados com o mundo olímpico nas diferentes disciplinas.

O programa prevê a utilização, nas aulas, de fascículos temáticos, fichas de actividades, textos de atletas, vídeos, imagens e jogos. O projecto objectiva ainda a implementação de actividades motivantes, interacções com atletas olímpicos através de palestras e debates, entre outros.

Nas palavras do presidente do COP, José Manuel Constantino, “o desporto não é apenas resultados”, encerrando também “um conjunto de valores que ao longo da história têm procurado ser transformados em instrumentos de formação educativa”.

A sessão contou ainda com uma homenagem ao atleta marinhense Raimundo Santos, o primeiro atleta olímpico do distrito, pelos 30 anos da sua participação nos Jogos Olímpicos de Barcelona ’92.

Começando por agradecer o reconhecimento, Raimundo Santos afirmou ter sido “um orgulho representar Portugal”. “Sair da Marinha Grande, numa altura em que Lisboa estava a 3:30 horas de viagem, não era fácil. Mas foi um orgulho e cultivei muitas amizades com a prática da modalidade”, destacou.

Após a celebração do protocolo e a homenagem ao atleta, seguiu-se a inauguração do Polidesportivo de Casal de Malta, resultante da requalificação do espaço público realizada pela autarquia, assim como o descerramento da placa da Pista Raimundo Santos, no Estádio Municipal da Marinha Grande.