Economia

Marinha Grande quer dinamizar centro tradicional com programa Bairros Sociais Digitais

23 mar 2022 11:59

Município e ACIMG vão concorrer a esta medida de apoio do PRR

marinha-grande-quer-dinamizar-centro-tradicional-com-programa-bairros-sociais-digitais
Objectivos da candidatura foram partilhados com os comerciantes na semana passada
DR

O Município e a Associação Comercial e Industrial da Marinha Grande (ACIMG) vão concorrer, em consórcio, ao programa Bairros Comerciais Digitais, medida de financiamento incluída no Plano de Recuperação Resiliência (PRR), cujo período de candidatura irá decorrer até 30 de Abril. Esse objectivo foi dado a conhecer na semana passada aos comerciantes, a quem foram solicitados contributos para a elaboração do projecto.

A autarquia informa que o programa Bairros Comerciais Digitais foi criado com o propósito de financiar projectos de valorização do comércio e serviços locais, dinamizar os centros urbanos históricos e tradicionais, potenciar as vendas do comércio e dos serviços locais e melhorar a infra-estrutura digital e conectividade na zona de intervenção.

Para o referido programa, são considerados bairros os espaços urbanos contíguos com delimitação geográfica, que devem conter uma densidade relevante de actividades comerciais e de prestação de serviços com uma estratégia de gestão comum, acrescenta a câmara.

Tendo por base este requisito, o município definiu a área geográfica que representa a maior densidade de actividade comercial e de serviços, cujo levantamento foi já efetuado, resultando em 120 estabelecimentos de comércio a retalho, 39 de restauração e similares e 70 de serviços.

A nível nacional serão apoiados 50 bairros comerciais digitais na modalidade de financiamento não reembolsável, em que cada projecto deverá ser superior a 50 mil euros, não podendo, no entanto, ultrapassar os 2 milhões de euros, salienta a autarquia.