Viver

Marinha Grande recebe Encontro Nacional de Arquivos Municipais

11 out 2022 09:13

Iniciativa decorre nos dias 21 e 22 de Outubro, na Casa da Cultura Teatro Stephens

marinha-grande-recebe-encontro-nacional-de-arquivos-municipais
.
Ricardo Graça

O Município da Marinha Grande e o Grupo de Trabalho de Arquivos Municipais estão a organizar o 14.º Encontro Nacional de Arquivos Municipais (ENAM), que vai decorrer nos dias 21 e 22 de Outubro, na Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande.

"Mantendo a tradição de debate e partilha de conhecimentos, pretende-se promover a discussão e reflexão sobre o tema Transparência e Gestão da Informação em torno de três eixos: protecção de dados pessoais e transparência, desmaterialização e acesso continuado, cidadania e participação", anuncia a autarquia em nota de imprensa.

O programa tem início pelas 9 horas do dia 21, com recepção de participantes pelas 9:30 horas. A abertura da sessão cabe a Aurélio Ferreira, presidente do Município da Marinha Grande.

Desmaterialização e acesso continuado, jornais locais e agora digitais ou a participação dos cidadãos são alguns dos temas discutidos nesta iniciativa que junta oradores de vários pontos do País.

No dia 22, a sessão de encerramento tem lugar pelas 13:30 horas, com a vereadora da Cultura, Ana Alves Monteiro, e com Miguel Narciso, da Delegação Centro da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação.

Segue-se, pelas 15 horas, um programa cultural, que inclui visita de turismo industrial.