Desporto

Marinhense Nuno Lopes vai treinar selecção de França

8 jan 2024 17:40

Técnico vai orientar equipa de hóquei em patins gaulesa já no Torneio de Montreux

marinhense-nuno-lopes-vai-treinar-seleccao-de-franca
O treinador de 52 anos quer levar França ao mais alto nível do hóquei em patins
Ricardo Graça/Arquivo

Nuno Lopes é o novo seleccionador de França. O actual treinador do Sporting Clube de Tomar foi o escolhido pela Federação francesa para substituir Fabien Savreux, técnico que estava ligado às selecções gaulesas há cerca de duas décadas.

O técnico marinhense conta com a sua experiência e competência - demonstrados ao longo dos anos - para garantir uma equipa gaulesa mais competitiva e que possa lutar por troféus.

O primeiro desafio que Nuno Lopes terá pela frente é o Torneio de Montreaux, que se realizará no final de Março. "Dentro de 15 dias irei a França para conhecer o staff e daqui a um mês irei marcar o primeiro estágio", conta, lembrando que irá reunir a equipa 15 dias antes do torneio de Montreaux. "Depois teremos o Campeonato do Mundo, em Setembro, em Itália", explica o treinador.

O técnico vai dividir o trabalho de seleccionador com a liderança do Sporting de Tomar. "O trabalho de uma selecção é muito de análise e organização, e de passar a informação para as equipas da formação. Não é um trabalho para se fazer num mês ou num ano, apesar de saber que vivemos de resultados", afirma Nuno Lopes.

"Fico muito grato por ter sido escolhido. A selecção francesa é daqueles países onde o hóquei precisa de crescer. Tem tido qualificações de segundo, terceiro e quartos lugares, mas queremos ambicionar um pouco mais. Acreditaram que eu seria a cereja no topo do bolo. Espero corresponder. Além da experiência, que tenho quero acreditar que hoje estou mais competente e tenho algo mais para ensinar", confessa o treinador, que se orgulha de poder representar Portugal e o distrito de Leiria além-fronteiras.

Uma das potências do hóquei em patins mundial é precisamente... Portugal. Quando a França tiver pela frente a equipa das Quinas, Nuno Lopes garante que não estará dividido em campo: "é para ganhar. Não vou esconder qual é o meu país, mas nestas alturas pomos de lado isso. A ambição é sempre para ganhar."

Nuno Lopes assume que já conhece alguns dos jogadores da selecção francesa com quem irá trabalhar. Sem revelar nomes de possíveis seleccionáveis, o técnico admite que os atletas que jogam em Portugal e Espanha têm vantagem, porque estão a disputar campeonatos mais competitivos. Mas, todos terão oportunidade de ser chamados à selecção nacional gaulesa. Nuno Lopes garante que pretende potenciar outros jogadores que alinham em clubes menos conhecidos e que nem imaginam que possam ser selecionáveis.

"Não irei acompanhar apenas 20 jogadores. Irei observar cerca de 50, porque é preciso criar continuidade na selecção. Este é um trabalho aliciante, o que também me levou a aceitar. Estou habituado a fazer muito com pouco", realça.

Considerando que a França é "um país grande, que merece todo o respeito", o treinador entende que quem está no hóquei em patins "tem de lutar para que a modalidade cresça" e se competitiva num maior número de países, sobretudo na Europa. "Não podem ser só Portugal, Espanha e Itália e, no sul da América, a Argentina. Precisamos de outros pa´ses competitivos para alargar os horizontes.

Nuno Lopes, 52 anos, treina o Sporting de Tomar desde a época 2018/19, tendo já alcançado uma meia-final da Liga Europeia e conquistou a última edição da Taça da Portugal.

Enquanto treinador do Sporting conquistou a antiga Taça CERS e uma Supertaça António Livramento.