Sociedade

Mariza, Iolanda e Santa Maria animam Festas do Louriçal

10 ago 2025 15:00

Festividades decorrem de 14 a 17 de Agosto com muita animação musical e cultural

mariza-iolanda-e-santa-maria-animam-festas-do-lourical
Iolanda venceu o Festival da Canção em 2024, com a música "Grito"
Luís Filipe Coito/Arquivo
Alexandra Barata

A fadista Mariza, a cantora Iolanda e a banda Santa Maria são as cabeças-de-cartaz da edição deste ano das Festas do Louriçal, que se realizam entre os dias 14 e 17 de Agosto, por iniciativa da Associação Critérios e Tradições, Junta de Freguesia do Louriçal e Município de Pombal.

A Procissão das Velas, na qual costumam participar mais de dez mil pessoas, será outro momento alto do evento, que assinala ainda os 200 anos da Sociedade Filarmónica Louriçalense.

Os início das festividades está marcado para as 17 horas de dia 14, momento em que serão hasteadas as bandeiras e decorrerá uma arruada da Sociedade Filarmónica Louriçalense.

A cerimónia de abertura começa pouco depois, na Praça Joaquim da Silva Cardoso, à qual se seguirá uma visita aos expositores. A abertura das Tasquinhas está marcada para as 19:30 horas.

Uma hora mais tarde, decorrerá uma missa no Convento, em honra de Nossa Senhora da Boa Morte, seguida da Procissão das Velas, que contará com as participações da Sociedade Filarmónica Louriçalense, Sociedade Filarmónica Vermoilense e Filarmónica da Guia.

Prevê-se, por isso, que Mariza só comece a actuar à meia-noite, no Palco 1. Cerca de duas horas depois, o DJ Menasso continuará a animar a noite.

A Feira de Velharias assinalará o início do segundo dia das Festas do Louriçal, às 8 horas. Ao meio-dia, as tasquinhas já estarão abertas e, pelas 15 horas, haverá uma missa no Convento, em honra de Nossa Senhora da Boa Morte, seguida de procissão, acompanhada pela Sociedade Filarmónica Louriçalense, em que estará presente a guarda de honra a cavalo da GNR.

O Festival de Folclore do Rancho Folclórico e Etnográfico do Louriçal está marcado para as 17 horas, no Palco 2, e contará com a participação do Rancho Folclórico e Etnográfico do Louriçal, Rancho Folclórico de Vinhó (Gouveia), Rancho Folclórico de Quintã (Soalhães) e Rancho Regional de Argoncilhe (Santa Maria da Feira). A partir das 22:30 horas, será a vez da banda Santa Maria subir ao Palco 1, que será “rendida” às 00:15 horas pelo DJ Nuno Fernandez.

No dia 16, as festividades iniciam às 17 horas, com a actuação dos grupos de danças We Love Dance e The Greens, no Palco 2. A abertura das tasquinhas está prevista para as 19 horas e, meia hora mais tarde, a música regressa ao Palco 2 com a actuação de “Toca Sem Dó”. A partir das 22:30 horas, os espectáculos prosseguem no Palco 1, com Iolanda, Bombatuke e DJ LINO F.

Às 10 horas de dia 17, será celebrada a eucaristia no Convento do Louriçal, com transmissão televisiva na TVI. As tasquinhas abrem as portas ao meio-dia, e às 16 horas será apresentado o livro O Recolhimento do Santíssimo Sacramento, de Luís Miguel Preto Batista, na Igreja do Convento do Louriçal.

Uma hora mais tarde, no Palco 2, haverá uma tarde cultural com Cavaquinhos do Louriçal, e um matiné com o Grupo Pixel. No palco 1, GNTK e Sociedade Filarmónica Louriçalense actuam às 22:30 horas, e o DJ NS encerrará o evento.