Sociedade

Marques Mendes convidado a discursar no Dia do Município de Leiria

12 mai 2022 12:20

Comentador é o orador convidado da sessão solene do dia 22 de Maio, onde serão distinguidas 19 personalidades, empresas e instituições

marques-mendes-convidado-a-discursar-no-dia-do-municipio-de-leiria

Jurista, político e comentador, Luís Marques Mendes é o orador convidado da sessão solene do Dia do Município de Leiria, a 22 de Maio. Além da cerimónia oficial, a data será assinalada com um vasto programa que contempla diversos espectáculos e actividades.

A sessão solene decorrerá no Teatro José Lúcio da Silva, a partir das 10 horas, onde discursarão também os presidentes da câmara e da assembleia municipais, Gonçalo Lopes e António Sales, e o vereador do PSD, Álvaro Madureira.

Haverá ainda lugar à entrega das medalhas de mérito municipal, com a distinção de 19 personalidades, instituições empresas.

Ao final da tarde do dia 22, subirá ao palco do Teatro José Lúcio da Silva o espectáculo “O Som das Palavras”, criado no âmbito da Cidade Criativa da Música. Será às 18 horas e terá a participação do Ensemble de Sopros da Associação de Filarmónicas do Concelho de Leiria (AFCL), sob a direcção do maestro Alberto Roque .

Neste espectáculo destaca-se a Ur-Symphonie, uma obra em estreia absoluta, do compositor israelita Avner Hanani. "Mas o som das palavras é longínquo, por isso o público viajará até ao séc. XVI, através da poesia de Francisco Rodrigues Lobo, ilustre poeta leiriense, e a do seu mestre Luís de Camões, sendo envolvido num rico e intenso universo de sons, que os compositores Jorge Campos e Eva Lopszyc moldaram numa textura que reflete o nosso tempo", descreve uma nota de imprensa da Câmara de Leiria.

O espectáculo tem entrada livre, mas sujeita à lotação da sala.