Sociedade
Matemática: Tragédia ou comédia é o mote da 15.º edição do Prémio Pedro Matos
O concurso tem como objectivo descomplicar e sensibilizar para a importância da Matemática
Professores e alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário são desafiados a reflectir sobre como desdramatizar o ensino e a aprendizagem da Matemática, procurando desconstruir o seu lado mais complexo.
Esta é a proposta da 15.º edição do Prémio Pedro Matos, que tem como tema Matemática: Tragédia ou Comédia, promovido pelo Instituto Politécnico de Leiria, e que tem também como objectivo sensibilizar para as consequências da iliteracia matemática.
Neste evento, os concorrentes são convidados a apresentarem trabalhos que debatam temas como as razões pelas quais a Matemática é geralmente considerada complicada, abordagens inovadoras de ensino e recomendações de boas práticas para prevenir tragédias futuras devido à má utilização desta disciplina, entre outras.
As inscrições podem ser feitas individualmente ou em grupo, no máximo de três pessoas, e pode incluir um professor que terá o papel de orientador.
A pré-inscrição decorre até ao dia 8 de Maio e as inscrições, bem como entrega dos trabalhos, acontecem até dia 9 de Junho.
Os trabalhos elaborados serão expostos no evento Mat-Oeste 2023, que terá lugar no dia 14 de Julho, onde serão premiados os três melhores propostas nas categorias Prémio Pedro Matos e Prémio Matos Júnior.