Saúde
Médicos reforçam centros de saúde do Pinhal Litoral para enfrentar gripe
A medida, adoptada há cerca de duas semanas, visou dotar as unidades de saúde do ACeS PL com mais médicos e enfermeiros.
O Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral (ACeS PL) reforçou o número de profissionais na consulta de atendimento complementar destinada a situações de doença aguda durante o pico da gripe.
Segundo a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), o reforço de médicos ocorreu na generalidade das unidades de saúde, com especial incidência em Leiria, Batalha e Pombal, para fazer face à sintomatologia respiratória e gripe, mais frequente nesta época do ano.
Garantindo que as unidades de saúde do ACeS PL estão “preparadas para corresponder a uma maior procura dos cuidados de saúde primários”, a ARS Centro informou que foi feita uma reorganização dos serviços, com mais profissionais escalados.
A medida, adoptada há cerca de duas semanas, visou dotar as unidades de saúde do ACeS PL “com mais médicos e enfermeiros, de forma a garantir uma resposta mais efectiva dos cuidados de saúde primários e maior rapidez no atendimento, evitando desnecessárias deslocações às urgências hospitalares”.
“A ARSC reforça, nesta altura, o conselho às populações, nomeadamente da zona de Leiria, para se dirigirem, com confiança, aos centros de saúde, às unidades de saúde familiar e unidades de cuidados de saúde personalizados, que estão preparados para responder a situações não urgentes.”
Este organismo alerta ainda a população para, em caso de necessidade de orientação em matéria de saúde, recorrer à linha telefónica SNS 24, através do número 808 24 24 24, onde “está um profissional que faz o aconselhamento e o devido encaminhamento para o serviço de saúde mais adequado às necessidades de cada situação”.
A ARSC reitera que o encaminhamento via SNS 24 para um centro de saúde ou urgência hospitalar está isento de pagamento de taxa moderadora.