Economia
MEO e a Vodafone asseguram banda larga móvel a 100 Mbps em 16 freguesias de baixa densidade populacional
Medida foi imposta pela Anacom e tem de estar concluída dentro de um ano
A Anacom – Autoridade Nacional de Comunicações, impôs que a MEO e a Vodafone assegurem banda larga móvel a 100 Mbps a 90% da população, em 100 freguesias portuguesas de baixa densidade populacional. No distrito de Leiria, há 16 na lista.
Em comunicado, a Anacom refere que, no âmbito do processo de renovação, até 2033, dos direitos de utilização de frequências (DUF) da MEO e da Vodafone nas faixas dos 900 MHz e 1.800 MHz”, foi imposto aos operadores “obrigações adicionais de cobertura em 100 freguesias de menor densidade populacional, que não estão abrangidas pelas obrigações do regulamento do 5G”.
Estas autarquias locais acrescem às que já estavam dentro das “obrigações de cobertura decorrentes do leilão 5G e de outras faixas relevantes”.
O mesmo documento revela que a Meo e a Vodafone distribuíram entre si as freguesias que cada um irá cobrir.
No prazo máximo de um ano, a contar da data de homologação do acordo, que aconteceu a 13 de Julho de 2023, a tarefa imputada às empresas tem de estar concluída.
Entre as regras do leilão 5G, está a cobertura de 75% da população das freguesias de baixa densidade com banda larga móvel em 2023, percentagem que subirá para 90% em 2025”.
União das Freguesias de Coz, Alpedriz e Montes - MEO
Batalha
Reguengo do Fètal - Vodafone
Bombarral
Carvalhal - MEO
Caldas da Rainha
A-dos-Francos - MEO
Nazaré
Óbidos