Sociedade

Militar da GNR tenta ajudar amigo e acaba condenado a pena de prisão

26 jan 2023 16:42

Burla | Declarou ser o condutor de um carro acidentado, para evitar que o amigo fosse submetido ao teste do álcool. A mentira foi descoberta e os dois acabaram em tribunal

militar-da-gnr-tenta-ajudar-amigo-e-acaba-condenado-a-pena-de-prisao
Caso remonta a Junho de 2015
Ricardo Graça/Arquivo

Um militar de 43 anos, que exercia funções no Destacamento de Trânsito da GNR de Leiria, prontificou-se a ajudar um amigo que teve um acidente rodoviário, identificando-se como condutor da viatura, mas as perícias ao veículo acabaram por desmontar a artimanha e os dois foram condenados a penas de prisão.

O caso remonta a Junho de 2015, foi objecto de uma condenação em primeira instância em Junho do ano passado, e a decisão foi agora revista pelo Tribunal da Relação de Coimbra, num acórdão datado de 11 de Janeiro de 2023, a que o JORNAL DE LEIRIA teve acesso, que manteve a condenação.

De acordo com a matéria provada em tribunal, o arguido que deu origem a todo este processo, também de 43 anos, seguia ao volante da sua viatura, quando se despistou, entre as 02:00 e as 02:50 horas, na Estrada Nacional 356-1, em Alcogulhe, concelho de Leiria. Na sequência do acidente, fracturou os ossos do nariz e o esterno, e sofreu escoriação malar, sangrando abundantemente, o que deixou marcas na porta do condutor.

O carro foi parar a um aqueduto e ficou de tal forma danificado, que o seguro determinou a sua perda total.

pesar dos ferimentos, o condutor, director de obra de profissão, ligou ao seu amigo GNR e pediu-lhe que fosse ao seu encontro, para, alegadamente, se identificar como condutor, evitando assim que fosse submetido ao teste de alcoolemia e ao exame para despistagem de substâncias psicotrópicas.

Ao mesmo tempo, fez uma chamada para a corporação de bombeiros da Maceira, onde era voluntário, avisando que se fossem alertados para o acidente, não accionassem os meios de socorro para aquele local.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ