Sociedade
'Mindfulness' para combater stress no emprego
Especialistas discutem saúde mental na ESSLei/IPLeiria.
Quando a angústia e o stress batem de forma persistente à porta dos trabalhadores, não é apenas a saúde mental dos empregados que sai prejudicada, mas também a produtividade das empresas e o crescimento económico do País.
Esta foi uma das chamadas de atenção de Marina Cordeiro, oradora no VIII Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, que se realizou entre quinta e sextafeira na Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria (ESSLei/ IPLeiria). Marina Cordeiro partilhou com o auditório algumas das ideias que tem vindo a desenvolver na sua tese de doutoramento.
A investigadora começou por sublinhar que em Portugal (2016) os factores adversos que mais implicam na saúde mental dos trabalhadores são: a percepção do desequilibro entre esforço e recompensa, os ritmos intensos de trabalho, o trabalho sob exposição a ameaças verbais e físicas, também o trabalho por turnos, nocturno, monótono ou repetitivo.
[pSabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.