Sociedade

Ministro descarta abolição de portagens na região, mas garante verba para a ferrovia

3 fev 2025 08:00

Durante um encontro sobre mobilidade, promovido pelo PSD de Leiria, o ministro das Infra-Estruturas disse que, em breve, serão anunciados investimentos que vão colocar a região "mais perto de Madrid" a partir do IC8

ministro-descarta-abolicao-de-portagens-na-regiao-mas-garante-verba-para-a-ferrovia
Ministro recusa cortar portagens na A8 antes do fim da concessão, que termina em 2028
Ricardo Graça
Maria Anabela Silva

Claro e directo. Foi dessa forma que o ministro das Infra-Estruturas, Miguel Pinto Luz, respondeu ao caderno reivindicativo apresentado pela concelhia de Leiria do PSD que, num encontro que promoveu sobre mobilidade, reclamou a isenção de portagens em 35 quilómetros de auto-estrada na região, bem como a modernização da Linha do Oeste (LO), nomeadamente do troço entre Caldas da Rainha e Louriçal, que recentemente viu o financiamento ser ‘desviado’ para a parte sul da obra.

Sem rodeios, o ministro disse que, com este Governo, não haverá abolição de portagens nos troços em causa antes do fim da concessão da A8, que termina em 2028. Já em relação à LO, assegurou que o financiamento está garantido através do quadro comunitário que se seguirá ao Portugal2030.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ