Sociedade

Misericórdia da Marinha Grande: 75 anos de projectos

10 dez 2023 09:00

Depois de aumentar capacidade da creche, IPSS investe na produção de energia para auto-consumo

misericordia-da-marinha-grande-75-anos-de-projectos
Santa Casa instala painéis fotovoltaicos na Unidade de Cuidados Continuados
Ricardo Graça/Arquivo
Daniela Franco Sousa

A Santa Casa da Misericórdia da Marinha Grande, que este ano celebra 75 anos de actividade, cumpre 2023 com dois novos projectos. Um deles foi o aumento da capacidade do Centro Infantil Arco-Íris, que passou de 174 para 201 utentes.

O jardim-de-infância manteve o mesmo número de crianças, mas a creche acolhe desde o início do ano lectivo mais 27 do que no ano anterior, conta o provedor Joaquim João Pereira.

Já no início da semana passada, a IPSS iniciou a instalação de painéis fotovoltaicos para auto-consumo na Unidade de Cuidados Continuados, outro projecto orçado em cerca de 100 mil euros, que deverá permitir reduzir a factura energética em cerca de 20%, nota o responsável.

Esta instituição conta com Unidade de Cuidados Continuados, residencial para doentes que obtêm alta hospitalar, mas não têm onde morar, dois lares (com utentes internados, centro de dia e apoio domiciliário), cantina social, centro infantil, sendo ainda responsável pela distribuição de alimentos por 140 famílias, especifica Joaquim João Pereira, provedor desta casa há 33 anos.