Sociedade
Mithá Ribeiro renúncia ao cargo de deputado do Chega por Leiria
Motivos da renúncia são, para já, desconhecidos

O deputado Gabriel Mithá Ribeiro, eleito pelo círculo de Leiria, renunciou ao mandato. O anúncio é feito num breve comunicado emitido pelo grupo parlamentar do partido, que não explica os motivos da renúncia.
Mithá Ribeiro será substituído por Rui Fernandes, empresário de Leiria e vice-presidente da distrital do Chega, que, nas últimas legislativas, ocupou o quarto lugar da lista por Leiria.
O JORNAL DE LEIRIA tentou, sem sucesso, contactar Mithá Ribeiro. Já Luís Paulo Fernandes, líder da distrital e deputado por Leiria, diz “não saber” as razões da renúncia, expressando confiança no “bom desempenho” do substituto. “Está capacitado para a função, como estão os restantes elementos da lista”, afiança.
Rui Fernandes é empresário em Leiria e integra a lista do Chega à Assembleia Municipal deste concelho nas eleições de 12 de Outubro, ocupando a segunda posição.
A relação entre Mithá Ribeiro, que é candidato à Câmara de Pombal, e o Chega teve altos e baixos. Em Julho de 2022, o deputado pediu a demissão de vice-presidente do partido, decisão que justificou com o seu afastamento do Gabinete de Estudos do Chega decidido pela Direcção de André Ventura. Mas, o diferendo foi ultrapassado pouco tempo depois.
Para já, também não é possível esclarecer se Mithá Ribeiro mantém a candidatura ao município de Pombal.