Economia

Modelo cooperativo explica longevidade das caixas agrícolas

16 mai 2022 15:00

Há no distrito de Leiria seis caixas agrícolas com mais de 100 anos. A proximidade com as comunidades e o facto de assentarem num modelo societário cooperativo contribuem para o seu sucesso

modelo-cooperativo-explica-longevidade-das-caixas-agricolas
Caixa de Leiria nasceu sem fundos, mas conseguiu afirmar-se como uma das instituições bancárias mais sólidas do País
Ricardo Graça
Raquel de Sousa Silva

Fundada a 8 de Abril de 1911, a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Bombarral completou no mês passado 111 anos.

É a mais antiga do distrito em actividade, mas não é caso único. Há na região outras cinco instituições centenárias.

“A Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Bombarral (a mais antiga em termos de funcionamento consecutivo) esteve sempre entre as que lideraram os processos de transformação ocorridos no sector, desempenhando um papel de destaque na dinamização e implementação das estruturas que formam hoje o movimento mutualista agrícola”, lê-se no seu site.

No “longo caminho percorrido”, “com altos e baixos, mas com alicerces”, destacam-se alguns passos importantes, “nunca maiores do que a perna”.

“Passar em revista as dez décadas da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Bombarral é constatar uma história de sucesso e, em simultâneo, acompanhar o desenrolar de vidas dedicadas à causa do cooperativismo agrícola”, pode ainda ler-se no site.

A 28 de Janeiro de 1912 nascia a Caixa de Crédito de Alcobaça. Entre outros marcos da sua história, em 1987 abriu a sua primeira delegação em Valado dos Frades, passando a ter como área de acção os concelhos de Alcobaça e Nazaré.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ