Viver
Monitor: seis concertos para celebrar o minimal wave na Stereogun
O festival traz a Leiria projectos de Itália, Alemanha, Inglaterra, Bélgica, Dinamarca e França
Chris Shape com Su Eko, Die Selektion, Night In Athens, Le Prince Harry, Torch e La Boum Brute são os seis projectos seleccionados pela associação cultural Fade In para a próxima edição do festival Monitor, que acontece este sábado, 26 de Outubro. Com origem, respectivamente, em Itália e Portugal, Alemanha, Inglaterra, Bélgica, Dinamarca e França, vão debitar na Stereogun, em Leiria, várias horas de sonoridades minimal wave e post punk.
A sétima edição do Monitor tem início agendado para as 18 horas (abertura de portas meia hora mais cedo) e intervalo para o jantar, com três concertos a acontecerem antes da pausa e outros três depois das 23 horas. A seguir, há afterparty até às cinco da manhã. Cada bilhete tem o valor de 40 euros.
As apresentações na Stereogun deverão incluir, pelo menos em parte, temas de álbuns editados já este ano, como é o caso de Parallel Visions de Chris Shape e Su Eko, Wasted Reflektions de Night In Athens e A Long Way Down de Le Prince Harry, todos disponíveis nas plataformas digitais de streaming.
Ainda em 2024, a dupla La Boum Brute lançou em 2024 o EP Tapage Nocturne, que também se pode ouvir na internet. Mas o trabalho mais conhecido do público, é provavelmente, o longa duração Die Selektion, da banda germânica com o mesmo nome, que já passou pelo Entremuralhas e que muito recentemente, em 2023, disponibilizou o mais recente álbum, Zeuge aus Licht.
Segundo o programa divulgado pela Fade In, as primeiras actuações, por esta ordem, estão a cargo de La Boum Brute, Torch e Le Prince Harry, enquanto Night In Athens, Die Selektion e Chris Shape com Su Eko encerram a jornada.