Sociedade
Morreu João Faria, figura emblemática do concelho de Pombal
Recordado pelo Município de Pombal como um "autodidata multifacetado", João Faria faleceu com 79 anos
Morreu, aos 79 anos, João Faria, figura emblemática do concelho de Pombal, anunciou na madrugada deste sábado (21 de Setembro) a autarquia pombalense.
Numa nota de pesar publicada nas suas redes sociais, o Município de Pombal recorda João Faria como um “autodidata multifacetado” e “uma das pessoas mais emblemáticas e estimadas” da comunidade.
Conhecido como “o Faria”, este pombalense foi, nos últimos anos, homenageado em diversos momentos. Dá nome a uma das provas de atletismo das Festas do Bodo – competição onde era presença assídua – e viu-se representado nos murais de mosaicos do artista Jonnathan Zapata Bonilla, realizados numa residência artística na Casa Varela, posteriormente instalados na passagem inferior sob a linha férrea da Estação Ferroviária de Pombal.
Em 2022, ano em que sofreu um AVC, participou, com o apoio da comunidade e do grupo NEL – Pédatleta, na prova do Bodo rebatizada com o seu nome, transportado numa ‘joelette’, e foi recebido com uma ovação da população na chegada à meta.
Era utente do Lar Rainha Santa Isabel da Misericórdia de Pombal desde 1990, lugar onde só pernoitava até à pandemia. Ao longo da sua vida, dedicou-se a várias actividades, como a pintura, música, artesanato, fotografia ou geologia, e nutria uma grande paixão pela arqueologia. Chegou também a fazer embalsamentos.
Nas redes sociais, o presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, afirma que o concelho “ficou mais pobre” com a partida de João Faria. “A nossa comunidade ficou muito rica com toda a envolvência que o João teve com o nosso território e as nossas gentes ao longo do seu bonito percurso de vida”, lembrou o autarca.