Sociedade
Município de Ansião não desaconselha, até à data, consumo da água da rede
População levantou suspeitas devido a casos de gastroenterite.
O Município de Ansião emitiu hoje um comunicado a informar a população que até à data não é desaconselhado o consumo da água da rede. "Face às recentes questões relacionadas com a disseminação de uma possível virose\infecção bacteriana com sintomas comuns a uma gastroenterite", refere a nota.
Segundo a nota, a autarquia contactou as autoridades de saúde, que informou não haver até à data, "nexo de causalidade" entre a doença e o consumo de água da rede.
"Ao que apuramos até ao momento, os casos não se centram em Ansião, sendo recorrentes em outros municípios. Relembramos que a gastroenterite pode ser provocada por vírus, bactérias e parasitas, que podem ser transmitidos pelo ar, pela água, pelo contacto com focos de infecção e posterior contacto com a boca e pela ingestão de alimentos contaminados", adverte o Município.
Nesse sentido, a Câmara afirma que "qualquer alarmismo infundado sobre um possível foco de infecção, revela-se despropositado e poderá negligenciar cuidados a ter com o real foco de infecção".