Sociedade

Município de Leiria estuda melhor localização para piscinas ao ar livre, mas prefere na zona Polis

31 mai 2022 19:51

Existe “uma vontade maioritariamente para que este complexo se localize nas margens do rio Lis,

municipio-de-leiria-estuda-melhor-localizacao-para-piscinas-ao-ar-livre-mas-prefere-na-zona-polis

O Município de Leiria vai estudar a melhor localização para a construção de um complexo de piscinas ao ar livre, que deverá ficar instalado junto ao rio Lis.

“O executivo do município tem vindo a auscultar os leirienses dos mais diversos quadrantes - munícipes, associações, empresários, comerciantes, entre outros - no que diz respeito à decisão de construção de um complexo de piscinas exteriores ao ar livre. Queremos que seja projecto agregador, multicultural, turístico e que permita trazer pessoas ao concelho e fixá-las aos fins de semana”, adiantou Carlos Palheira.

Segundo o vereador, a localização “ainda não está completamente definida”, mas, “com várias auscultações tidas até ao momento”, existe “uma vontade maioritariamente para que este complexo se localize nas margens do rio Lis, nomeadamente pela envolvente do espaço, pelos recursos disponíveis e pela simbologia que está adjacente ao espaço do Polis”.

O projecto “está em fase de avaliação”, mas o objectivo é que “seja uma infra-estrutura para colocar ao serviço dos leirienses e das associações e coletividades”.

Carlos Palheira reforçou que o projecto encontra-se também em “fase de análise e estudo quanto à tipologia a implementar, funcionalidades e infra-estruturas a albergar, bem como quanto à sua eficiência energética e sustentabilidade ambiental”.

“Para tal estamos a discutir e a trabalhar com empresas da especialidade, que vão levar a cabo um estudo deste projeto que será dado a conhecer posteriormente à população”, informou o autarca.

Afirmando-o que o complexo será projetado “para ser uma estrutura de caráter social, lúdico e de lazer, voltado para a comunidade e para a região”, Carlos Palheira destacou os benefícios da instalação de piscinas descoberta, como a “presença de iluminação natural e a contribuição de chuvas para o abastecimento dos níveis de água”, o que “reduz significativamente os custos com o investimento inicial”.

O vereador lembrou que este projecto “há muito que é reclamado pela população do concelho”, revelando que o complexo poderá albergar também prática desportiva.

O vereador do PSD, Álvaro Madureira, questionou o executivo socialista para a razão de não equacionar uma localização fora do centro de Leiria, apontando para a construção do complexo na freguesia de Marrazes ou da Caranguejeira.

“O espaço na zona do Polis junto ao rio já está gasto", afirmou, ao salientar a importância a dar à “qualidade ambiental e paisagística”.

Em resposta, o presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes (PS), afirmou que existem várias propostas em cima da mesa junto ao Polis. “Temos de estudar qual é viável quer em termos técnicos, de oportunidade e de rapidez. É um ponto essencial para a nossa tomada de decisão. A análise é feita neste circuito junto ao rio, onde existia a antiga piscina ao ar livre de Leiria.”, rematou.