Sociedade
Município de Leiria gasta 613 mil euros para remover amianto em oito escolas
Concretização das obras será realizada nos períodos de encerramento lectivo
O executivo da Câmara Municipal de Leiria aprovou esta terça-feira a adjudicação do plano de empreitadas em oito escolas do concelho com vista à remoção de materiais de construção com amianto na sua composição.
Num investimento de quase 613.500 euros, vão ser intervencionadas a Escola Básica D. Dinis, a Escola Básica de Santa Catarina da Serra, a Escola Básica Dr. Correia Alexandre (Caranguejeira), a Escola Básica Dr. Correia Mateus, a Escola Básica e Secundária Henrique Sommer (Maceira), a Escola Básica n.º 2 de Marrazes, a Escola Básica Rainha Santa Isabel (Carreira) e a Escola Secundária Afonso Lopes Vieira.
A medida surge na sequência de um acordo de colaboração com o Ministério da Educação celebrado em Agosto passado, que prevê a assunção dos encargos por parte do Município, ficando este também responsável por elaborar o programa de intervenção nos estabelecimentos.
“Plano esse que será agora definido em conjunto com as várias Direcções dos Agrupamento de Escolas, na perspectiva de criação de um calendário que defina a concretização das obras nos períodos de encerramento lectivo”, informa a autarquia, em comunicado.
Adianta também que este tipo de trabalhos já se encontra em curso no Pavilhão Desportivo Municipal da Maceira, com a substituição da cobertura de amianto por painel sanduíche, numa empreitada que, com um custo de 237 mil euros.
Inclui ainda a reparação das paredes exteriores e interiores, a pintura integral do edifício, a substituição da caldeira, a instalação de painéis solares térmicos e a reparação do pavimento.