Sociedade

Município de Leiria pretende requalificar Lagoa da Ervedeira

2 mar 2018 00:00

Devolver o rio aos cidadãos é uma das prioridades da Câmara de Leiria.

municipio-de-leiria-pretende-requalificar-lagoa-da-ervedeira-8248

O Município de Leiria anunciou hoje que pretende apostar na requalificação da Lagoa da Ervedeira, que sofreu com os incêndios de Outubro. Ana Monteiro, vereadora do Ambiente, revelou que “todos falam do Pinhal de Leiria”, mas é preciso não “deixar desprotegida a Lagoa da Ervedeira”. 

“Já que sofremos com os incêndios, vamos aproveitar a candidatura ao programa Valorizar para requalificar, repondo as estruturas que arderam, mas melhorando e tornando um local onde as pessoas gostem de ir”, frisou. 

Ana Monteiro revelou ainda que tem ainda como prioridade devolver o rio à cidade e apostar na requalificação da frente ribeirinha.

“Temos um património natural, que é o nosso rio, a nossa rede de linhas de água, e propusemos fazer uma caracterização do estado das linhas de água de todo o concelho, que será o projecto base de limpeza e reabilitação do rio Lis e da valorização da frente ribeirinha em Leiria”, disse a vereadora. 

Durante a apresentação do plano de actividades ambientais do concelho, Ana Monteiro salientou que Leiria tem “um diamante” [rio] para o qual a cidade “está de costas voltadas”. O objectivo é utilizar a “engenharia natural para devolver o rio à cidade”, contando para isso com a “participação pública”. 

Segundo explicou, a frente ribeirinha são os “seis quilómetros, em cada margem, da frente urbana de Leiria”. 

Leia mais na edição impressa da próxima quinta-feira.