Sociedade
Município de Leiria reclama edifício da antiga Pousada da Juventude
A Pousada da Juventude de Leiria encerrou em Fevereiro de 2012. O município quer agora assumir a gestão do edifício para ampliar a biblioteca
O Município de Leiria quer assumir a gestão do edifício onde funcionou a Pousada da Juventude, no Largo Cândido dos Reis (‘Terreiro’), para ampliar a Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira (BMALV). A autarquia já formalizou vários pedidos ao antigo e ao actual Governo para a transferência de competência da gestão do imóvel, que continuam sem resposta. Anabela Graça, vereadora da Cultura, conta ao JORNAL DE LEIRIA, que, o primeiro pedido foi feito em Janeiro de 2023, ao abrigo do decreto-lei que prevê a transferência de edifícios devolutos do Estado para a tutela dos municípios.
Segundo a autarca, “após várias insistências junto da Direcção-Geral do Tesouro e Finanças, entidade a quem foi enviado o requerimento de transferência de competência de gestão”, em Maio deste ano o presidente da câmara recebeu a informação de que “todos os poderes e competências anteriormente atribuídos” aquela direcção-geral, no âmbito da gestão integrada do património imobiliário do Estado, "foram transferidos para a Estamo - Participações Imobiliárias”.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.