Sociedade
Município de Leiria reduz 60% investimento em animação de Natal
Autarquia opta por reforçar apoio social e dinamização do comércio
O Município de Leiria vai reduzir este ano o investimento na iluminação natalícia e reforçar o apoio social, num modelo ajustado à nova pandemia Covid-19, em que é efectuada uma forte aposta da dinamização do comércio local.
O valor do investimento total do Município na animação natalícia sofreu este ano um corte de 300 mil euros, reduzindo para 200 mil euros, muito abaixo dos 510 mil euros investidos em 2019, tendo sido “eliminados da programação as actividades que potenciem concentrações de pessoas que possam colocar em risco a saúde pública”, informa a autarquia, em comunicado.
Na edição de 2020 está previsto um investimento de 120 mil euros na iluminação e decoração de Natal, uma verba inferior à do ano passado, em que foram investidos 183.577 euros na iluminação.
Além da redução de custos, a iluminação chega este ano a mais ruas na cidade e também à Praia do Pedrógão, numa estratégia que tem como um dos principais objectivos promover o comércio local e por esta via tentar atenuar a crise que atinge este sector, contribuindo para a salvaguarda dos postos de trabalho nesta actividade.
Este ano, serão contemplados, com iluminação, mais de duas dezenas de ruas, largos, praças e avenidas da cidade e ainda 15 edifícios emblemáticos da cidade.
Ao nível da programação cultural, que privilegia os espaços municipais e o apoio aos agentes culturais do concelho, com as devidas condições de segurança, e instituições de solidariedade do concelho, serão investidos 70 mil euros, a que acrescem 10 mil euros no som ambiente no centro da cidade.
Dinamização do comércio e apoio social
Além da iluminação natalícia, o Município de Leiria vai reforçar a aposta na dinamização económica, em colaboração com a Acilis, com o lançamento da campanha Leiria Christmas, com o objectivo de dinamizar o comércio, incentivando a procura e a retoma da economia local, com um investimento de 11.500 euros.
Está prevista, na plataforma online Leiria Market, a criação de uma loja solidária online, em substituição do tradicional Jardim Solidário, com adesão gratuita de IPSS, para angariação de fundos para estas instituições.
No âmbito do Mercado de Leiria, será reeditado o programa Terra Alimenta Leiria + Solidário, com o propósito de contribuir para a diminuição do desperdício alimentar que se gera na cadeia de produção e distribuição de alimentos, solicitando aos produtores, vendedores e compradores do Mercado de Leiria a oferta de produtos frescos às IPSS sem apoio de fundos públicos do concelho, com um valor estimado de 10 mil euros.
No caso das actividades culturais, será lançada uma campanha solidária apelando a que o público ofereça a Instituições de Solidariedade Social do concelho, à entrada dos equipamentos culturais, bens alimentares não perecíveis ou outros, para serem canalizados para quem mais necessita.
Ainda no âmbito solidário, está ser preparada a distribuição de cabazes de Natal a famílias em situação de vulnerabilidade social, a instituições de apoio social e da área da saúde e protecção civil, numa acção conjunta com as Juntas de freguesia e IPSS, no valor de 30 mil euros.