Viver

Museu na Aldeia recebe prémio em Praga e está nomeado para mais dois

26 set 2022 17:43

Cerimónia de entrega dos prémios European Heritage Europa Nostra acontece hoje na República Checa e pode ser acompanha online depois das 19 horas. Projecto Museu na Aldeia pode somar até três prémios e já tem um garantido

museu-na-aldeia-recebe-premio-em-praga-e-esta-nomeado-para-mais-dois
O projecto Museu na Aldeia juntou o Museu de Leiria e a aldeia de Columbeira
DR

O projecto Museu na Aldeia recebe hoje em Praga, na República Checa, o prémio European Heritage Europa Nostra, na categoria que distingue o envolvimento dos cidadãos e a sensibilização para o conhecimento.

Na mesma cerimónia, com início agendado para as 19 horas portuguesas, que pode ser acompanhada neste link, ficará a saber-se se o Museu na Aldeia é ou não contemplado noutras duas categorias para as quais está nomeado: o Grande Prémio (no valor de 10.000 euros) e o Prémio Escolha do Público.

Ao todo, em 2022, os prémios European Heritage Europa Nostra, criados pela Comissão Europeia, elegeram 31 projectos, de diferentes países e em diferentes categorias, mas apenas dois com origem em Portugal: o Convento dos Capuchos em Sintra e o Museu na Aldeia, um projecto liderado pela SAMP – Sociedade Artística Musical dos Pousos, que é co-financiado pelo POISE – Portugal 2020, através da Iniciativa Portugal Inovação Social, e tem como investidor social a Câmara Municipal de Leiria, juntando ainda a Rede Cultura como parceira que reúne museus, câmaras municipais, juntas de freguesia, associações e instituições dos 26 municípios em rede, além de contar com o apoio do Politécnico de Leiria e da União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes.

A cerimónia de entrega de prémios faz parte do programa da European Cultural Heritage Summit 2022, conferência a decorrer em Praga entre 25 e 27 de Setembro, com organização da Europa Nostra – uma rede focada na cultura e no património presente em mais de 40 países – e com a cooperação da Comissão Europeia.

O projecto Museu na Aldeia ligou 13 aldeias e 13 museus de 26 concelhos nos distritos de Leiria, Santarém e Lisboa, levando obras dos museus às aldeias e obras criadas pelos habitantes das aldeias aos museus.

Já foi premiado pela APOM - Associação Portuguesa de Museologia na categoria "Inovação e Criatividade" e recebeu o prémio Património.pt para "Melhor Projecto em Parceria".