Viver

Museus de Leiria, Batalha e Fátima vencem prémios da Associação Portuguesa de Museologia

28 mai 2022 11:17

O Museu Municipal da Covilhã ganhou a distinção de Museu do Ano

Veja os vencedores da região
Veja os vencedores da região
DR
Veja os vencedores da região
Veja os vencedores da região
DR
Veja os vencedores da região
Veja os vencedores da região
DR

O Museu de Leiria, o Museu da Comunidade Concelhia da Batalha e o Museu do Santuário de Fátima receberam ontem várias distinções da Associação Portuguesa de Museologia (Apom).

O Museu Municipal da Covilhã ganhou a distinção de Museu do Ano.

A APOM atribuiu o prémio “Comunicação Online” ao Museu da Comunidade Concelhia da Batalha, destacando o trabalho que o espaço tem concretizado no contexto da apresentação online da sua colecção, através de um repositório virtual disponibilizado no site www.museubatalha.com onde são apresentados diversos conteúdos multiformato, incluindo idiomas, audiodescrição, língua gestual portuguesa, entre outros.

Em Fátima, "Os rostos de Fátima - Fisionomias de uma paisagem espiritual", exposto no Museu do Santuário, venceu o Prémio Exposição Temporária.

A mostra conta a história de Fátima a partir dos nomes que a fizeram. "Em tempo de pandemia, a exposição convida a refletir sobre o tema da morte e da vida como momentos luminosos da peregrinação do ‘homo viator’."

Por fim, o projecto Avenida Cultural do Museu de Leiria também recebeu ontem, na Amadora o prémio na categoria de Marketing e Merchandising Cultural.

A iniciativa “Avenida Cultural – Cidade de Leiria: Tamanho e Desenho” foi inaugurada na Avenida Heróis de Angola em Novembro de 2021 e em exibição até ao final deste ano, apresenta 14 imagens da evolução urbana de Leiria ao longo dos tempos, representativas da necessidade de mais “Tamanho” para que melhor se usufrua do “Desenho”.

Consistiu na instalação de 26 painéis que documentam, a evolução do urbanismo da cidade, tendo por base cartografia, estudos, planos e outra documentação histórica e arqueológica, explica uma nota da autarquia.

Além deste prémio, o Museu de Leiria recebeu ainda uma menção honrosa na categoria Projecto de Educação e Mediação Cultural, com a iniciativa “Plástico com Ritmo”, integrada na exposição “Plasticidade – Uma História dos Plásticos em Portugal”, em parceira com o Agrupamento de Escolas de Marrazes. 

A Associação Portuguesa de Museologia, criada em 1965 e constituída por profissionais de museologia ou instituições equiparadas a museus, tem como principal objectivo fomentar o conhecimento desta área científica e técnica, "promovendo por múltiplas actividades a importância do papel desempenhado pelos museus e pela profissão museológica em cada comunidade".

Anualmente, a Apom atribui prémios em diversas categorias, com o fim de reconhecer e dar visibilidade ao trabalho dos museólogos portugueses e ao seu contributo na melhoria da qualidade destas instituições.

Mais informação em https://apmuseologia.org/.