Viver

Museus e palácios. A revolução digital traz visitas virtuais com detalhe inédito

25 jan 2025 15:45

Até ao final do ano, o projecto Património Cultural 360 vai colocar online quase 60 mil bens culturais móveis de 65 edifícios, monumentos e sítios arqueológicos, incluindo no distrito de Leiria

museus-e-palacios-a-revolucao-digital-traz-visitas-virtuais-com-detalhe-inedito
A digitalização vai abranger o portal principal do Mosteiro da Batalha

O dinheiro do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) está a levar uma parte da cultura portuguesa do mundo físico para o ambiente online e, em breve, não será preciso sair de casa para, por exemplo, observar todos os pormenores do portal principal da igreja do Mosteiro da Batalha, durante muito tempo um enigma para os historiadores de arte.

Há mais de 40 anos no radar da Unesco, que lhe atribui estatuto de património da humanidade, o Mosteiro da Batalha é um dos monumentos na iniciativa do Ministério da Cultura para digitalizar, com as mais avançadas tecnologias, e o apoio do PRR, milhares de bens culturais em diferentes regiões do país, incluindo no distrito de Leiria.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ