Sociedade
Na Foz do Arelho, “O que é da esplanada não voa para a praia”
Campanha de sensibilização para solucionar o arrastamento de lixo pelo vento e preservação do bom estado ecológico dos ecossistemas lagunar e marinho
“O que é da esplanada não voa para a praia” é o título da mais recente campanha de sensibilização ambiental nas praias da Foz do Arelho.
A iniciativa foi lançada esta semana nos bares e restaurantes das praias galardoadas com a Bandeira Azul e integra o plano submetido pelo município ao Programa Bandeira Azul da ABAAE - Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, para a defesa da limpeza do areal e promoção de práticas ambientalmente sustentáveis, a decorrer ao longo da época balnear.
A mensagem passa por sensibilizar os utilizadores das esplanadas para o facto de os resíduos leves encontrados na praia, em especial guardanapos e pacotes de açúcar, serem arrastados pelo vento, sem qualquer intervenção intencional dos veraneantes.
Para minimizar o impacto desta situação, os bares e restaurantes de praia são convidados a terem um papel na sensibilização e mobilização de quem os frequenta, para solucionar o problema do arrastamento de lixo pelo vento, contribuindo para a preservação do bom estado ecológico dos ecossistemas lagunar e marinho.
Em comunicado, o município adianta que foi feita a distribuição de materiais de comunicação para colocação nas esplanadas localizadas na frente de praia, assinalando o compromisso dos bares e restaurantes aderentes pela limpeza do areal através da sensibilização dos clientes.