Desporto
Nádia Alexandre vai pedalar pela região com as cores portuguesas
Ciclista da freguesia de Amor, no concelho de Leiria, arranca hoje na 2.ª Volta a Portugal Feminina
Começou a fazer-se à estrada há dois anos e só agora se estreou nas competições, mas já pedala desde garota. “O meu tio ofereceu-me uma bicicleta, comecei a andar, fui com ele e com os colegas a algumas provas e o bichinho ficou”, conta quem se deixou encantar pela “liberdade” da modalidade.
Em poucos meses fechou dois pódios na Taça de Portugal e já recebeu uma chamada do seleccionador para pedalar com as cores da portuguesa na equipa sub-23.
Nádia Alexandre tem 18 anos, é dos Barreiros, na freguesia de Amor, concelho de Leiria, e a partir de hoje vai representar o País (e a região) na 2.ª Volta a Portugal Feminina.
“Estou muito feliz, é um orgulho e o resultado de muito treino”, confidencia-nos.
Estudante, treina praticamente todos os dias pelas estradas da zona, é acompanhada pelo treinador leiriense Pedro Carvalho e integra a equipa Bike & Nutrition, de Setúbal.
A uma semana do “grande desafio”, assumiu que já tinha ido espreitar “algumas subidas” e desconfiava que ia “sofrer um bocadinho no Reguengo do Fetal [Batalha]”.
“Às vezes é melhor não conhecer o caminho”, acrescenta entre risos quem opta por “seguir os treinos e guardar a energia para a prova”.
Segunda etapa é na região
Depois “do sucesso desportivo e social da histórica primeira edição”, a Federação Portuguesa de Ciclismo quer reforçar a ode ao desporto feminino e conta com a região para isso.
De hoje a domingo, 10 equipas portuguesas e 7 estrangeiras vão fazer 273,4 quilómetros na Volta a Portugal Feminina.
A prova tem um prólogo em Loures e a primeira etapa, amanhã, liga Vila Franca de Xira e Torres Vedras.
A segunda etapa, no sábado, parte de Monte Redondo, no concelho de Leiria, para um percurso de 78,10 quilómetros com meta em Ourém. O arranque está marcado para as 13 horas no Coimbrão, com uma partida simbólica 15 minutos antes na Rua Fonte Cova, em Monte Redondo.
O pelotão segue pela Praia do Pedrógão, Estrada Atlântica até Vieira de Leiria, Estrada Nacional 242-1 até à Marinha Grande e passa ainda numa Meta Volante (EN 356) rumo à Maceira.
Até à chegada à meta, prevista para as 15 horas na Praça do Município de Ourém, as ciclistas vão passar pela Batalha, Alto do Reguengo do Fetal, Vale de Ourém e Fátima.
No último dia, domingo, a etapa-rainha liga Aveiro a Anadia.