Desporto

Natália Perez a pivô que derrubava três de uma vez

24 jan 2022 11:30

Há 36 anos ligada ao andebol, a jogadora, das mais carismáticas da história da modalidade, em Leiria, já não compete mas ainda arrisca uns remates longe dos holofotes das grandes competições e deixa a semente como treinadora das camadas jovens

natalia-perez-a-pivo-que-derrubava-tres-de-uma-vez
Veio para Leiria em 1985 e hoje, aos 46 anos, não via a sua vida sem andebol
Ricardo Graça

Numa altura em que tantas crianças e jovens foram afastados das suas modalidades desportivas por força da pandemia, importa contar histórias de atletas excepcionais, para quem o desporto é mais do que uma prática, uma forma de vida. Natália Perez é uma dessas pessoas.

A emblemática jogadora de andebol está ligada à modalidade há 36 anos e a sua história desportiva é uma linha contínua de vitórias e conquistas, trabalho e superação, não muito sangue, mas muito suor e lágrimas.

Nasceu na Alemanha, é filha de pai português e mãe espanhola, veio para Leiria em 1985 e hoje, aos 46 anos, não via a sua vida sem andebol. É treinadora em escalões de formação, faz parte de uma equipa de masters que ela própria formou, tem o prazer de já ter uma filha a seguir-lhe as pisadas e no balanço de tantos anos de vida passados dentro das quatro linhas sobressai a palavra “amizade”.

Ela é assim, uma atleta “respeitadora e respeitável que merece todos os elogios que lhe são feitos”, diz José Bento, um dos seus primeiros treinadores, lá nos longínquos anos 80 do século e milénio passados. Tinha 11 anos quando, a convite de uma amiga, decidiu experimentar o andebol. Andava no basquetebol mas “não gostava muito”, já o andebol foi paixão a

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ