Sociedade
Nazaré pode ganhar um dos parques híbridos mais potentes do País
Empresa quer instalar eólicas e painéis solares para produzir 80 MW de energia
Depois de a EDP Renováveis ter anunciado na semana passada a ligação à rede do seu primeiro parque híbrido a nível global e o primeiro da Península Ibérica, no Sabugal, com capacidade para produzir 20 Megawatts (MW), entre energia eólica (11 MW) e solar (9 MW), eis que a Câmara da Nazaré recebe agora um pedido de informação prévia por parte de uma empresa que pretende avançar com um parque híbrido, em Fanhais, com quatro vezes mais capacidade instalada do que aquele que foi construído no distrito da Guarda.
Dada a magnitude do projecto Nazaré Green Hydrogen Valley (NGHV) e porque este visa instalar-se em zona florestal, a autarquia não quer para já pronunciar-se, até ser esclarecida sobre todos os impactos que tal estrutura poderá ter.
A intenção é criar no concelho um parque híbrido composto por 40 MW de produção eléctrica renovável, com recurso a torres eólicas, mais 40 MW de produção eléctrica renovável, através de sistema fotovoltaico, totalizando 80 MW de capacidade instalada. E, segundo
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.