Economia
Nerlei CCI leva empresas portuguesas à feira Automechanika, em Frankfurt
Certame decorre entre 10 e 14 de Setembro na Alemanha
Pela quarta edição consecutiva, a Nerlei CCI – Associação Empresarial da Região de Leiria/Câmara de Comércio e Indústria organiza a participação de empresas nacionais na Automechanika, feira de peças, componentes e acessórios para automóveis, que decorre entre 10 e 14 de Setembro, em Frankfurt, na Alemanha.
As empresas que integram esta participação com o apoio da Nerlei CCI são a KROFtools - Professional Tools, de Barcelos, com actividade ligada às ferramentas para o sector automóvel; a DGA - Comércio e Indústria, do Porto, e que se dedica à fabricação de auto-paraventos e comercialização de acessórios de automóveis; a Hispanor - Produtos Industriais, de Braga, de comércio de produtos industriais para o sector automóvel; a Turboclinic, de Coimbra, que é fabricante de equipamentos de reparação de turbos; e a R3D, da Covilhã, fabricante de tapa-sol, peças e acessórios, adianta a Nerlei CCI em nota de imprensa.
"Realizada de dois em dois anos, a Automechanika é principal feira mundial para a indústria automóvel. Nenhum outro evento abrange de forma tão completa toda a cadeia da reparação automóvel. No certame são apresentados produtos em todos os sectores relevantes, dos componentes à lavagem, às estações de serviço, soluções informáticas e serviços, acessórios e tunning", salienta a mesma fonte.
Esta feira é considerada "uma plataforma importante para a realização de negócios e transferência de conhecimentos tecnológicos, procurando mostrar a cadeia de valor acrescentado numa perspectiva B2B", prossegue.
"Com participantes de 175 países, afirma-se como o ponto de encontro internacional mais importante para esta indústria", frisa a Nerlei CCI.
Esta é uma das acções do projecto International Business 2023-25, que a Nerlei CCI está a desenvolver e que visa promover a competitividade e capacidade exportadora num conjunto de PME das fileiras casa, escritório e automóvel, através da participação colectiva em feiras, missões internacionais e na implementação e promoção de acções de marketing internacional, de transformação digital e do desenvolvimento do e-commerce nas PME.
É financiado pelo Portugal 2030, no âmbito do PITD - Programa Inovação e Transição Digital, no montante de 7.373.726,41 de euros, dos quais 3.997.426,0 de euros são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Na mesma nota de informação, a associação empresarial faz ainda saber que "a execução deste projecto estende-se até final de Abril de 2025 e contempla várias outras acções, entre feiras internacionais, missões empresariais e acções de e-commerce e transformação digital e campanhas de marketing internacional.