Viver

No Dia do Gato, Leiria oferece aos cidadãos um... "GATO"

5 ago 2020 16:26

O pretexto é a celebração, no dia 8 de Agosto, do Dia Mundial do Gato, efeméride criada em 2002 pela International Fund for Animal Welfare

Esta sexta-feira, dia 7, às 21 horas, Leiria vai oferecer o GATO à cidade. Trata-se de uma peça de arte urbana, criada pelo artistas plástico Ricardo Romero e que, há cerca de um ano, habita nos telhados da Casa da Cidade Criativa, no Centro Cívico, uma obra do arquitecto Gonçalo Byrne, cuja fachada espelhada reflecte o Gato e o castelo, por entre telhados e casario do centro histórico.

O pretexto é a celebração, no dia 8 de Agosto, do Dia Mundial do Gato, efeméride criada em 2002 pela International Fund for Animal Welfare.

"O GATO mais fotografado, mais procurado e mais acarinhado de Leiria vai ser, formalmente, o Gato da Cidade. Leiria vai oferecer o GATO à Cidade.

Será um evento a ter lugar no pátio do Centro Cívico, que contará com o artista Ricardo Romero, criador do GATO, com Paulo Kelleman, autor do texto Olhar e não Ver, que acompanha a peça, com o actor Tobias Monteiro que lerá o texto, e com o artista gráfico Frederico Montes que preparou uma criação de luz e imagem sobre o GATO", refere o município em nota.