Sociedade
Nova rotunda em Santa Catarina da Serra ajuda a requalificar acesso à freguesia
Município de Leiria aprova projecto que prevê investimento a rondar os 700 mil euros no troço da EN357 entre a rua do Monte e o parque de merendas, na Bemposta
O município de Leiria vai investir cerca de 700 mil euros na construção de uma rotunda na EN357, via que liga a Quinta da Sardinha e Fátima. A executar na localidade de Bemposta, a intervenção permitirá também requalificar a "porta de entrada" na sede de freguesia de Santa Catarina da Serra, frisou o presidente da câmara, Gonçalo Lopes, na reunião de executivo realizada na semana passada, onde foi aprovado o projecto.
Na ocasião, Ricardo Santos, vereador das Obras, explicou que a intervenção está inserida no processo "mais alargado" de requalificação do troço da EN357 entre a Quinta da Sardinha e o limite do concelho, na zona da Loureira, a concretizar de forma "faseada".
"Começamos com a rotunda e com uma intervenção que visa reforçar a segurança pedonal, com a construção e alargamento de passeios", especificou o vereador, frisando que se trata de um local está na rota de passagem dos peregrinos que vêm do Norte e Centro em direcção a Fátima.
Segundo Ricardo Santos, o projecto contempla também a iluminação pública, que passará ser de tecnologia Led, a rede de drenagem pluvial, a sinalética e intervenção ao nível das infra-estruturas de comunicação, que passarão a ser enterradas. Está ainda prevista a criação de 36 lugares de estacionamento.
A área a intervencionar totaliza 11.500 metros quadrados (m2), incluindo uma zona ajardinada com 2700 m2, passeios e o troço de EN357 entre a rua do Monte e o parque de merendas, na Bemposta, que tem cerca de 600 metros. A estrutura viária entre a EN357 e o cruzamento que dá acesso ao cemitério de Santa Catarina da Serra também será requalificada.
"Não se trata de uma simples rotunda. A área de intervenção vai além da rotunda", salientou o vereador das obras, adiantando que a empreitada será lançada pelo preço base de 680 mil euros, acrescidos de IVA e tem um prazo de execução previsto de 270 dias.