Viver
Novo disco de TWB dá a conhecer cantigas atribuídas ao avô de D. Dinis
Projecto de música antiga com sede em Leiria, o ensemble TWB acaba de lançar um novo disco, com temas medievais da Península Ibérica
The Wandering Bard – ou TWB Ensemble – é uma aventura partilhada por Ricardo Alves Pereira e Esin Yardimli que actua no cruzamento entre a música e a narrativa.
O sexto álbum, já disponível nas plataformas digitais, com o título Leyriath, The Tale of Capricornus: Cantigas de Santa Maria (Alfonso X), é dedicado à música medieval da Península Ibérica.
“Segue os trabalhos apresentados nos dois anteriores álbuns, sendo que desta vez o grupo apresenta os seus novos arranjos de novas Cantigas de Santa Maria, atribuídas ao rei Alfonso X, o Sábio, e avô de D. Dinis”, lê-se na nota de divulgação.
No novo disco, o colectivo entrelaça a “interpretação fidedigna de música antiga com uma narrativa envolvente” e tece uma “tapeçaria sonora que transporta os ouvintes para o coração da era medieval ibérica e para o reino místico de Leyriath”.
Na faixa bónus, com o título “The Tale of Capricornus”, são evocados mitos e lendas da Península Ibérica.
Segundo a editora, o álbum apresenta arranjos musicais feitos a partir de repertório histórico após investigação pelos co-fundadores do ensemble, Esin Yardimli Alves Pereira e Ricardo Alves Pereira, com melodias transcritas de manuscritos originais, num esforço para preservar o património galaico-português.
Ricardo Alves Pereira (oud, narração), Esin Yardimli Alves Pereira (vielle) e Nina Loureiro (percussão) participaram nas gravações.