Sociedade

Núcleo de Estrangeiros e Controlo Fronteiriço fiscalizou quase 800 imigrantes

30 jul 2025 17:47

Apenas 2,5% dos estrangeiros foram notificados para abandono voluntário em Leiria

nucleo-de-estrangeiros-e-controlo-fronteirico-fiscalizou-quase-800-imigrantes
.
Ricardo Graça

O Núcleo de Estrangeiros e Controlo Fronteiriço (NECF) da PSP de Leiria fiscalizou 797 cidadãos estrangeiros, dos quais 20 foram notificados para abandono voluntário e dois foram detidos por imigração ilegal, desde o início do ano.

Um desses cidadãos foi detido, no passado dia 28, na vila de Nazaré, pelo crime de imigração ilegal.

O homem de 25 anos, cujo pedido de renovação/concessão de autorização de residência havia sido indeferido, foi notificado para abandonar voluntariamente o território nacional, não o tendo feito no prazo estipulado, refere um comunicado da PSP.

Por esse motivo, encontrava-se irregular em Portugal, incorrendo no crime de imigração ilegal, esclarece aquela força policial.

O cidadão estrangeiro foi presente à autoridade judiciária, que decretou que o mesmo fosse restituído à liberdade, aguardando a organização de processo de afastamento coercivo pela AIMA (Agência para a Integração, Migrações e Asilo) com termo de identidade e residência.

"Com vista à prossecução das competências da PSP no âmbito do controlo da fronteira aérea e da permanência de estrangeiros em território nacional, a PSP de Leiria irá estar atenta às dinâmicas que envolvem as migrações, e outros fenómenos a elas associados, intensificando as acções de fiscalização", adianta um comunicado do Comando Distrital da PSP de Leiria.