Sociedade

Número de imigrantes no distrito subiu 42 % em apenas um ano

26 set 2024 10:24

Entre 2022 e 2023, o número de estrangeiros a residir no distrito de Leiria passou de 30 mil para quase 44 mil. Segundo dados oficiais, em dez anos a quantidade de imigrantes quase que triplicou

numero-de-imigrantes-no-distrito-subiu-42-percent-em-apenas-um-ano
Naturais do Brasil, João da Silva e Andreia Siqueira mudaram- -se para Leiria há quase três anos. São proprietários de um café na Caranguejeira
Ricardo Graça
Maria Anabela Silva

Foi, sobretudo, pelos filhos que João da Silva e a mulher Andreia Siqueira decidiram atravessar o Atlântico e vir para Portugal, com o objectivo de permitir que as crianças, hoje com três e oito anos, pudessem “crescer em segurança e ter educação “de qualidade”. A mudança aconteceu há quase três anos, com o casal, natural de Brasília, a fixar-se em Leiria, onde já vivia a irmã e o cunhado de Andreia.

“Vi um anúncio no facebook de uma empresa dos Pousos a pedir trabalhadores para as obras. Foi o empurrão que precisávamos”, conta João, que no Brasil era militar e que, em Portugal, começou por trabalhar em terraplanagens. Já a esposa, enfermeira, criou um pequeno negócio de venda de salgados e doces através da internet. “Ela sempre gostou muito de cozinha. Lá, mesmo trabalhando como enfermeira, ajudava a mãe que tinha uma loja de produtos para festas.”

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ