Saúde

Nutrição em destaque nas comemorações do Hospital de Alcobaça

20 mai 2023 09:00

Tema deste ano aconselha hábitos alimentares seculares locais e adequação na dieta alimentar diária

nutricao-em-destaque-nas-comemoracoes-do-hospital-de-alcobaca
Comemorações terão lugar no próximo dia 22 de Maio
Ricardo Graça/Arquivo

Gastronomia na Saúde: equilíbrio com conta, peso e medida é o mote para assinalar o Dia do Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO), que se realiza no próximo dia 22 de Maio, a partir das 10 horas, no Salão Nobre do hospital.

A área de destaque deste ano é a nutrição, destacando hábitos alimentares seculares locais e a sua adequação na dieta alimentar diária.

A cerimónia tem início às 10:15 horas, com o acolhimento e introdução ao tema da iniciativa por Helena Vasconcelos, anfitriã e coordenadora do Gabinete de Comunicação do Centro Hospitalar de Leiria (CHL).

Segue-se a palestra A importância da alimentação em contexto hospitalar com a coordenadora da Unidade de Nutrição e Dietética do CHL, Ângela Carvalho.

Às 10:40 horas, haverá uma mesa redonda dinamizada por Ângela Carvalho, que junta Jorge Soares, presidente da Associação de Produtores da Maçã de Alcobaça, Maria Paula Alves, da pastelaria Alcoa, e ainda, Catarina Faria directora do Serviço de Cuidados Paliativos do CHL.

Mais tarde, haverá a formalização pública do protocolo entre o CHL e a Câmara Municipal de Alcobaça, para cedência temporária de espaço no HABLO para o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social do município.

Neste dia, os colaboradores do HABLO aposentados serão homenageados e, por fim, o presidente do Conselho de Administração do CHL, Licínio de Carvalho, e o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues discursarão.