Viver

O drama dos refugiados no ecrã do Hádoc

13 jun 2022 10:00

A Fuga, de Jonas Poher Rasmussen, na sessão desta semana

Flee - A Fuga, terça-feira, 14 de Junho, às 21:30 horas, no Teatro Miguel Franco, em Leiria.

A próxima sessão do ciclo de cinema documental Hádoc realiza-se a 14 de Junho, no Teatro Miguel Franco, em Leiria, com a exibição, pelas 21:30 horas, de Flee – A Fuga, de Jonas Poher Rasmussen (89 minutos, Dinamarca, 2021, maiores de 12 anos).

Durante anos, Amin manteve em segredo a sua história, que jamais revelara a alguém, nem mesmo a Kasper, o homem com quem está prestes a casar-se. Decide finalmente revelar o extraordinário relato da sua fuga enquanto criança, do Afeganistão para a Dinamarca, nos anos 1980 ao seu amigo, o realizador Jonas Poher Rasmussen.

Mantendo, de alguma forma, o anonimato de Amin, Rasmussen recorre à animação 2D para construir um magnífico documentário que esteve triplamente nomeado para os Óscares 2022 (nas categorias de melhor filme estrangeiro, melhor filme de animação e melhor documentário).

Flee é um filme original e profundamente tocante que, simultaneamente, expõe o drama coletcivo de milhares de refugiados e que mergulha no conflito e trauma do indivíduo que se vê a braços com o confronto consigo próprio e a ânsia de encontrar um lar.

Mais informação sobre o festival em hadoc.pt.